Fiocruz PE presente no Abrascão 2022
Pesquisadores e pós-graduandos da Fiocruz Pernambuco participam do 13ª Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva de 21 a 24 de novembro, em Salvador (BA). Nessa edição, o evento aborda a temática “Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social”. Cinquenta e nove estudos resultantes de projetos e programas desenvolvidos na instituição serão apresentados no congresso, na modalidade oral (presencial) ou de forma assíncrona (apresentações pré-gravadas). Docentes e pesquisadores da casa também irão colaborar com as discussões sobre os problemas atuais e as prioridades para a saúde pública em mesas-redondas e painel do Abrascão – nome popular do congresso - que espera receber seis mil pessoas em seis dias. O Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva 2022 é promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e organizado pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA).
Questões relacionadas à pandemia de Covid-19, como o cenário, o impacto causado pela doença e as estratégias de enfrentamento adotadas, são tema de mais de 25% dos trabalhos da Fiocruz PE que serão exibidos. Número de leitos e seu papel na letalidade por Covid-19 no período hiperepidêmico de 2020 em um cenário de iniqüidades sociais, Brasil, 2020; A vacinação dos grupos prioritários contra Covid-19 no Brasil: Análise espaço-temporal da imunização dos idosos; Impacto da pandemia de Covid-19 na notificação de casos de tuberculose em idosos em Pernambuco, Brasil e Comunicação em vigilância e promoção em saúde no enfrentamento à Covid-19: estudo das estratégias às/aos velhas/os agricultoras/es familiares do campo em Pernambuco são alguns desses estudos.
Entre outros assuntos a serem expostos estão: Interseccionalidade de raça e gênero na mortalidade materna em Pernambuco; Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência no contexto da agenda neoliberal do governo Bolsonaro; História reprodutiva de mulheres usuárias de crack residentes em Pernambuco e A experiência da construção colaborativa do jogo Supersus.
A Fiocruz Pernambuco marca presença, ainda, em outras atividades do evento. Na terça-feira (22/11), às 10h20, a pesquisadora e coordenadora do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) Islândia Carvalho será uma das palestrantes da mesa-redonda “Os saberes tradicionais e populares e as práticas integrativas e complementares em saúde”. A apresentação está agendada para o Mezanino A, Sala Mãe Stella de Oxóssi (Sala 104A). No mesmo dia, às 15h, a pesquisadora Lia Giraldo coordena o painel “A tripla expressão da crise ambiental global: mudança climática, ruptura da biodiversidade e poluição”, na Sala Nilcea Freire, no térreo B.
“A formação em saúde coletiva: desafios da formação do ensino de graduação e pós-graduação” é a mesa-redonda que contará com a participação da pesquisadora Paulette Cavalcanti como expositora, às 10h14, no dia 24/11, no Mezanino A, Sala Izabel dos Santos (Suíte 7A).
Aqueles que não puderem comparecer ao 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva têm a possibilidade de assistir algumas atividades pela TV Abrasco, no Youtube. Esse é o caso da sessão Magna “Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social”, na próxima segunda-feira (21/11) às 10h20, com os conferencistas Ximena Aguilera Sanhueza, ministra da saúde do Chile e Jarbas Barbosa, diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Para mais informações acesse http://saudecoletiva.org.br.
Acesse a programação completa aqui.