Fiocruz PE promove ações no Mês do Orgulho LGBTQIAPN
Em alusão ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a Fiocruz Pernambuco realiza, nos dias 26 e 27 de junho, uma programação especial voltada à promoção da equidade, dos direitos humanos e do cuidado integral à saúde da população LGBTQIAPN+. As atividades são organizadas pelo Núcleo de Diversidade e Inclusão (NDI) da instituição e Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE).
A programação também será fortalecida pela participação de outras iniciativas institucionais que incorporaram a temática da diversidade e inclusão em suas agendas. O Sextou na Coletiva e o Centro de Estudos, espaços consolidados de debate e formação na Fiocruz PE, integrarão as atividades.
Na quinta-feira (26), das 11h ao meio-dia, será realizado um cine debate com o curta-metragem Transviar, no auditório da Fiocruz PE. O debate será mediado pelo psicólogo Rafael Fernandes, integrante do NDI, e por Luiz Valério, coordenador estadual de Saúde da População LGBTQIA+ de Pernambuco. A atividade é aberta a estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde, sem necessidade de inscrição prévia.
Já na sexta-feira (27), das 8h30 às 12h30, ocorre o seminário “Saúde Integral da População Trans: Práticas, Vivências e Novas Perspectivas do Processo Transexualizador em Pernambuco”, voltado principalmente para pesquisadores e estudantes da área da Saúde Coletiva. O evento também contará como um Centro de Estudos Extraordinário e é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e a Fiocruz PE, por meio do Núcleo de Diversidade e Inclusão.
Durante o seminário, será realizada a palestra “Avanços e desafios do Processo Transexualizador no SUS”, além de duas mesas redondas seguidas de debate: “Experiências dos serviços LGBT no cuidado à população transgênero no SUS pernambucano” e “Experiências dos usuários LGBT no cuidado à população transgênero no SUS pernambucano”. As inscrições para o seminário estão abertas até o dia 25 de junho, por meio do formulário online.
Para José Gênison, um dos coordenadores do NDI, essas iniciativas reforçam o compromisso institucional com a construção de um ambiente mais inclusivo, respeitoso e acolhedor, além de promoverem reflexões sobre os desafios enfrentados pela população trans no acesso à saúde e nas políticas públicas, contribuindo para o fortalecimento de um SUS verdadeiramente universal, equitativo e sensível às diversidades.
“Ações com alvo em diversidade e inclusão são extremamente importantes já que despertam na comunidade Fiocruz Pernambuco a consciência de que o público LGBTQIAPN+ não é apenas objeto de estudo, é também parte da nossa força de trabalho”, completou José.