Fiocruz PE realiza 800 testes de diagnóstico para o Covid-19 em 15 dias
Três semanas após dar início ao diagnóstico do SARS-CoV-2, no laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB3) da Fiocruz Pernambuco, a equipe responsável pelo trabalho já processou 800 amostras, dando assim um importante suporte ao Laboratório Central (Lacen) do Governo do Estado de Pernambuco. Para realizar este trabalho, treze profissionais da Fiocruz PE foram treinados, juntamente com três trabalhadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por um técnico do Lacen, no último dia 07 de abril, para realizar procedimentos que vão desde o cuidado no recebimento das amostras de pacientes até a extração de RNA do vírus e a realização da reação em cadeia da polimerase (PCR) para o diagnóstico molecular, que é o exame padrão ouro para a Covid-19. Constituído de técnicos e pesquisadores (servidores ou bolsistas), pós-doutorandos e doutorandos ligados ao Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia em Saúde, o grupo passou a ser intitulado Covid-IAM.
Com o serviço de testagem sendo ofertado também pela Fiocruz PE, o estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para atender a profissionais de saúde, garantindo um melhor manejo da força de trabalho que atua na linha de frente com os pacientes de Covid-19 (Nota Técnica n° 6/2020).
Contudo, o objetivo do grupo COVID-IAM não se resume apenas à realização dos testes de diagnóstico. O grupo também tem por objetivo: formar pessoal capacitado para manipulação do SARS-CoV-2 em NB3 e outros patógenos de risco elevado de transmissão; produzir material bibliográfico para consultas sobre manipulação correta do patógeno e fluxo do processamento de material nos testes de diagnóstico; otimizar protocolos já estabelecidos pelos órgãos de saúde competentes com o objetivo de melhorar práticas do diagnóstico; criar um banco de amostras para futuras pesquisas sobre Covid-19; entre outros. Além disso, o Covid-IAM está agilizando a criação de uma estrutura para fazer os testes em nossos servidores a curto prazo. A coordenação da equipe Covid-19 está sob responsabilidade da vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços de Referência, Constância Ayres.