Institucional

Fiocruz PE sedia disciplina presencial do VigiLabSaúde

Publicado em 21 de Agosto de 2024

Por Bruna Cruz - Ascom VigiLabSaúde e VigiFronteiras-Brasil

 

Os alunos do doutorado do Programa em Saúde Pública com foco na vigilância, preparação e resposta a eventos de importância nacional (VigiLabSaúde-Fiocruz) estão se preparando para qualificação dos seus projetos de tese. Mas antes desta etapa, que antecede a fase de desenvolvimento dos seus trabalhos de conclusão, participam da disciplina “Seminários Avançados 2 – Projetos de Doutorado” na Fiocruz Pernambuco. Na segunda-feira (19), o grupo recebeu as boas-vindas da vice-diretora de Ensino da Fiocruz PE, Sheilla Oliveira; da coordenadora do Doutorado Acadêmico em Saúde Pública, Islândia Carvalho; da coordenadora do Mestrado Profissional, Sydia Oliveira; da chefe do Departamento de Saúde Coletiva, Camila Pimentel e da docente representante do doutorado da Fiocruz PE no Colegiado do Programa VigiLabSaúde/Fiocruz, Michele Feitoza; além de Andréa Sobral e Adélia Araújo, coordenadoras Acadêmica e de Gestão do VigiLabSaúde, respectivamente. 

 

“É um momento muito feliz para o IAM/Fiocruz. Vocês estão em uma turma privilegiada com docentes muito qualificados e são qualificados em áreas distintas, trazem problemas distintos da sua atuação no sistema e no serviço de saúde. É essa mistura que fortalece a pós-graduação e o SUS. Aproveitem o momento juntos para aprender uns com os outros”, comentou a vice-diretora de Ensino Sheila Oliveira, representando o atual diretor da Fiocruz PE, Pedro Miguel dos Santos Neto. 

 

E foi nesse processo mútuo de troca de saberes que as falas de boas-vindas continuaram. “Que todos tenham uma semana intensa, frutífera, de muito diálogo e de muita troca. Contaremos com uma equipe de peso de docentes para auxiliar no processo de construção dos projetos de teses”, comentou Andréa Sobral. Islândia Carvalho (foto), falou do desafio que estão enfrentando. “Fazer doutorado durante o curso das demais atividades não é simples e orientar quem está atuando no campo profissional também não. É desafiador para o aluno e para o professor, porque a gente tem que aprender que é um outro público, uma outra forma de enxergar os problemas. Que esse processo de aprendizagem conjunta seja o melhor possível”. 

 

Por sua vez, Sydia Araújo desejou uma semana proveitosa. “Que vocês possam crescer juntos, nesse processo de orientação e orientandos, e no processo de construção dos projetos para a qualificação que esperamos que aconteçam em breve. E que daqui a dois anos a gente possa ver todos com o título de doutores”. Já Camila Pimentel, chefe do Departamento de Saúde Coletiva, ressaltou a interdisciplinaridade do curso e destacou a importância do engajamento dos alunos com a ciência aberta sendo oriundos do serviço público. “É importante para a gente entender que ciência se faz com engajamento e com defesa da nossa saúde pública, e da importância de democratizarmos a produção e o acesso ao conhecimento”. 

 

“Desejo que seja uma semana de muita potência, afeto e muito aprendizado”, declarou Adelia Araújo, coordenadora de Gestão do VigiLabsaúde. Michele Feitoza (foto), representante do colegiado de docentes, também ressaltou a importância das conexões que devem se estreitar ao longo da semana. “Quando temos um encontro desses, temos que estar focados na oportunidade de troca”. 

 

A segunda parte da manhã foi reservada para a palestra “Publicação Científica/O 'Mundo' Editorial ", ministrada pela pesquisadora do Departamento de Parasitologia do IAM, Cynthia Braga. Ela falou sobre revistas científicas e formatos de publicação, as motivações que levaram historicamente à avaliação por pares, critérios de publicação, ética na pesquisa e na submissão, cuidados na escolha das publicações e com as redundâncias (quando o mesmo artigo é submetido para publicações diferentes). 

 

Na parte da tarde, os dois primeiros projetos de alunos foram apresentados e já tiveram sua estrutura e aspectos metodológicos discutidos e avaliados. As discussões continuam até sexta, quando as apresentações dos 20 trabalhos em curso serão finalizadas.