Institucional

Fiocruz Pernambuco e UFPE buscam ampliar parcerias

Publicado em 22 de Fevereiro de 2021

Na manhã dessa segunda-feira (22/02), o diretor da Fiocruz Pernambuco, Sinval Brandão Filho, esteve reunido, com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Macedo Gomes, na sala na sala do Conselho Deliberativo da Fiocruz PE. A pauta do encontro foi o regime de comodato estabelecido entre ambas as instituições, há 39 anos, quando a universidade cedeu o terreno para construção da atual sede da Fiocruz no Estado. Após todos esses anos, o compromisso precisa ser atualizado de acordo com a legislação vigente e interesses das instituições envolvidas. A assinatura do novo comodato deverá acontecer até o próximo mês de maio.

 

A possibilidade de ampliar as cooperações no Ensino e Pesquisa também foram tema da conversa que nesse primeiro momento, teve mais um caráter de cortesia, visando uma maior aproximação entre as equipes de gestão das instituições. Por isso, também estiveram presentes por parte da UFPE Moacyr Araújo (Vice-Reitor), Pedro Carelli (Pró-Reitor de Pesquisa), Carol Leandro (Pró-Reitora de Pós-Graduação), Liliana Vieira (Pró-Reitora de Gestão Administrativa) e Sérgio Abranches (Chefe de Gabinete). Pela Fiocruz Pernambuco integraram o grupo Ana Paula do Nascimento (Vice-diretora de Ensino), Constância Ayres (Vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços de Referência), Marcos Malta (Vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional) e Keyla Fonseca (Chefe de gabinete).

 

O grupo saiu com o compromisso de organizar, ainda nesse semestre, reuniões mais específicas para cada um desses temas, onde cada instituição levará diagnósticos e propostas a serem debatidos conjuntamente, visando uma relação maior e mais estreita entre a universidade e a Fiocruz.