Goiana recebeu o Fiocruz pra Você 2024
Neste sábado (17) teve oferta de vacinas, aferição de pressão, exames de glicose, mamografia, roda de conversa e muita informação científica em linguagem simples, junto com jogos de tabuleiro, pescaria, bonecos, música e diversão para a população do bairro Nova Goiana, situado na cidade de Goiana (PE). Tudo preparado com muito capricho pelas equipes da Fiocruz Pernambuco e Hemobrás.
Denominado Fiocruz pra Você, o evento ocorreu simultaneamente nas demais unidades da Fundação Oswaldo Cruz espalhadas pelo país. Trata-se de uma iniciativa criada em 1994, que visa aumentar a cobertura vacinal das localidades onde acontece e que atua também na divulgação das pesquisas e serviços de referência da Fundação, em linguagem simples e lúdica para a população em geral. Aqui em Pernambuco é o segundo ano consecutivo que o evento foi realizado. Sua primeira edição ocorreu em novembro de 2023 na praça da Várzea, no Recife.
O diretor da Fiocruz PE, Pedro Miguel Neto, participou do evento e ressaltou o empenho de todos os profissionais que se envolveram para realizá-lo. “Esse dia foi muito bem planejado, todo mundo que se envolveu na infraestrutura, na organização está de parabéns”. Outro aspecto enfatizado pelo gestor foi a parceria inédita com a Hemobrás nesta edição, que deve se estender para outras iniciativas. “Todas as atividades que envolvem divulgar a ciência, divulgar para nossa população as alternativas e possibilidades de uma boa cidadania com saúde, nós estaremos juntos”, afirmou.
Na mesma linha de pensamento, a presidente da Hemobrás, Ana Paula Menezes, considerou o evento um marco importante do início de diversas ações conjuntas que serão desenvolvidas por essas duas grandes instituições, ambas vinculadas ao Ministério da Saúde. Especialmente por ter acontecido em Goiana, onde a Hemobrás se localiza. “Queremos atuar aqui no município com um projeto de responsabilidade social, em parceria com a prefeitura e a população, que olhe de forma conjunta para a saúde das pessoas”, declarou.
Os serviços da Fiocruz Pernambuco se fizeram presentes com instrumentos como microscópios, equipamentos de proteção, armadilhas para mosquitos, banners, além de jogos, bonecos e outras formas de interação com o público de diversas faixas etárias, em especial o infantil. Assim os participantes puderam conhecer de perto e até vivenciar um pouco do trabalho do Insetário, Biotério, Serviços de Referência em Peste, em Chagas e em Esquistossomose, Olímpiada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, além das pesquisas sobre HTLV, Leishmania e Poluição Ambiental por plásticos e reciclagem.
A programação incluiu uma roda de conversa, que foi conduzida pela analista da Hemobrás Laianne Alencar e esclareceu as dúvidas dos participantes sobre o uso adequado de medicamentos. O estande da instituição levou materiais educativos sobre o trabalho desenvolvido pela Hemobrás na produção de medicamentos para as doenças do sangue e a importância que os doadores de sangue têm nesse processo.
Uma novidade deste ano foi o Passaporte da Saúde e da Ciência, que estimulou os visitantes a percorrer todos os estandes, recebendo um carimbo de participação em cada atividade. O senhor Antônio Bernardino de Freitas, de 74 anos, foi o primeiro a completar o passaporte. Ao receber o brinde alusivo a esse feito, ele elogiou o evento: “Muito bem organizado e explicado. Uma equipe maravilhosa, que atende a todos muito bem. Muito importante essa iniciativa”.
O momento de abertura foi abrilhantado pela poetisa de Goiana Miriam Dourado, que declamou uma poesia de sua autoria sobre o Fiocruz Pra Você. O canto e o batuque do coral percussivo Elza Soares, formado por trabalhadores da Fiocruz PE, fizeram o chamado para o início das atividades às 9h, que prosseguiram por toda a manhã e parte da tarde. A iniciativa foi objeto de matérias no NE1 e NE2 da TV Globo. Confira nos links abaixo:
Matéria ao vivo no NE1 de 17/08/2024
Matéria gravada veiculada no NE2 de 17/08/2024