Inscrições para Clube do Livro e Coral Percussivo
Já estão abertas as inscrições para trabalhadores e alunos que queiram participar do Clube do Livro Conceição Evaristo e do coral Percussivo Elza Soares, ambas iniciativas do Projeto Fiocruz Saudável. As duas atividades começam na próxima semana (18/09), o Clube do livro terá encontro presencial e acontecerá toda primeira segunda terça-feira do mês, das 13h às 14h, na sala de videoconferência (Biblioteca) com livro ou conto escolhido pelos participantes em formato virtual/pdf e sorteio de livro mensal. A curadoria será feita pela equipe do clube do livro (Nust/NDI). Já o coral de segunda a quinta-feira, no mesmo horário, na quadra poliesportiva. Para se inscrever nas atividades, os interessados devem preencher o formulário.
Clube do Livro Conceição Evaristo
Por que um clube do livro com foco na literatura negra?
Diante uma sociedade imersa num racismo estrutural, há um privilégio à literatura branca, estrangeira, que torna invisível a literatura negra e afro-descendente. Pensando nisso, o clube do livro Conceição Evaristo, vem como uma iniciativa de abrir brechas para rompermos este ciclo, dando espaço para personagens e autores negros, negras, quilombolas e indígenas, para uma formação antirracista em meio a um momento de trocas e partilhas coletivas.
Quem é ela?
Conceição Evaristo é uma das maiores personalidades da literatura contemporânea feminina brasileira, homenageada como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti, em 2019, cujas obras resgatam a ancestralidade, recuperam a genealogia “negro-brasileira”, retratando o cotidiano das mulheres negras, os preconceitos através das memórias e suas escrevivências.
Coral Percussivo Elza Soares
Propõe a musicalização unindo o canto e a percussão, como forma de educação musical básica, para trabalharmos a escuta, a ativação do corpo e da mente, desenvolvendo os sentidos de uma forma integrativa, com o uso de equipamentos musicais e do próprio corpo.
Quem é ela?
Elza Soares, nome artístico adotado por Elza Gomes da Conceição, foi (e ainda é) uma das artistas considerada como a Cantora do Milênio, por diversas entidades nacionais e internacionais, por ter sido detentora de uma voz e talento inigualáveis. Trazemos Elza Soares, como homenagem à Mulher Negra, para ressaltarmos a importância da trajetória de sua vida, a qual sofreu diversos abusos e violências, misérias e racismos, mas que, a despeito de todos os desafios, corporificou em sua voz, uma referência da luta antirracista, feminista e de mundo com equidade para todos, todas e todes.