Jornada fortalece cuidado integral às doenças neurológicas em Pernambuco
A “Jornada para Cuidado Integral às Pessoas com Doença Neurológica” chega a Pernambuco como uma iniciativa estratégica fruto da parceria entre o Hospital da Restauração e a Fiocruz Pernambuco, com apoio da The Global Health Network. O evento tem como objetivo interiorizar o conhecimento científico e fortalecer a assistência em saúde, com foco nas doenças neurológicas imunomediadas e na pesquisa clínica.
A iniciativa é coordenada pelas pesquisadoras do departamento de Virologia e Terapia Experimental da Fiocruz PE, Cristiane Bresani e Clarice Morais e pela neurologista especialista em doenças neuroimunomediadas do Hospital da Restauração, Lúcia Brito, reunindo expertise assistencial e científica para ampliar o acesso à formação qualificada em diferentes territórios do estado.
A Jornada será realizada em quatro edições ao longo de 2026, contemplando as principais macrorregiões de Pernambuco. As primeiras acontecem em Caruaru, nos dias 9 e 10 de abril, e em Petrolina, nos dias 20 e 21 de maio. No segundo semestre, o evento segue para Serra Talhada e Recife, no mês de agosto, cobrindo Agreste, Sertão do São Francisco, Sertão do Pajeú e Zona da Mata/Região Metropolitana.
Voltada a profissionais e estudantes da área da saúde, a programação reforça o caráter formativo e prático da jornada, com atividades que integram assistência e pesquisa. Entre os destaques da primeira edição, estão discussões clínicas, abordagens sobre diagnóstico e manejo de doenças neurológicas imunomediadas, além de conteúdos voltados à introdução e ao fortalecimento da pesquisa clínica nos serviços de saúde. Confira aqui a programação completa da primeira edição.
Com essa iniciativa, Pernambuco avança na democratização do conhecimento em saúde, ampliando o acesso à qualificação profissional e fortalecendo redes de cuidado mais integradas, resolutivas e baseadas em evidências científicas.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, realizada por meio da plataforma da The Global Health Network. Os interessados podem se inscrever pelo link: bit.ly/4rzOHya.








