Lançamento de livros nas comemorações dos 72 anos da Fiocruz PE
Livros escritos e organizados por pesquisadores e pós-graduandos da Fiocruz Pernambuco, alguns em parceria com pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, serão lançados coletivamente nesta sexta-feira (30/09), às 9h, na sala de aula 1. O lançamento reúne obras publicadas entre 2021 e 2022, na versão impressa. A ação faz parte das comemorações dos 72 anos da instituição, celebrados agora em setembro. Após o lançamento haverá um lanche de confraternização com os presentes ao som da banda Radiola Baiônica.
Confira abaixo os títulos e o que cada um deles aborda.
Diabetes e hipertensão na Atenção Primária à Saúde: reflexões, avanços e desafios
Editora UFPE
Organizadores: Eduarda Cesse, Eduardo Freese, Wayner Souza e Annick Fontbonne.
Sinopse: Reúne em 14 capítulos os principais resultados dos trabalhos realizados pelo Laboratório de Avaliação, Monitoramento e Vigilância em Saúde (LAM-Saúde) da Fiocruz Pernambuco, criado há 20 anos.
Applications of nanobiotechnology for neglected tropical diseases
Academic Press/Elsevier
Editores: Fabio Formiga, Inamuddin, Patrícia Severino.
Sinopse: Fruto de um trabalho coletivo envolvendo pesquisadores do Brasil, África do Sul, Índia, Nigéria, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e Espanha, o livro editado pela Elsevier é uma compilação de 24 capítulos sobre estratégias inovadoras para prevenção, diagnóstico e tratamento de enfermidades tropicais utilizando nanotecnologia. Mais informações: https://www.elsevier.com/books/applications-of-nanobiotechnology-for-neglected-tropical-diseases/formiga/978-0-12-821100-7
Inovações da gestão pública no SUS: uma abordagem das iniciativas no processo de reforma institucional
Editora UFPE
Organizadores: Garibaldi Dantas Gurgel Junior, Hélder Freire Pacheco, Sydia Rosana de Araújo Oliveira, Francisco de Assis da Silva Santos.
Sinopse: O processo de construção do SUS tem sido marcado por avanços na formulação e implementação de políticas e programas voltados à expansão da oferta e acessibilidade aos serviços, com resultados significativos em termos da melhoria das condições de saúde da população, como atestam inúmeros trabalhos publicados nesse período.
PDF: https://editora.ufpe.br/books/catalog/view/5/5/2076
Novos modelos de gestão no SUS e as relações interinstitucionais de controle em foco
Editora UFPE
Organizadores: Garibaldi Dantas Gurgel Junior, Hélder Freire Pacheco, Sydia Rosana de Araújo Oliveira, Francisco de Assis da Silva Santos.
Sinopse: O processo de construção do SUS tem sido marcado por avanços na formulação e implementação de políticas e programas voltados à expansão da oferta e acessibilidade aos serviços. Simultaneamente, esse processo tem enfrentado grandes problemas. Observa-se o tensionamento entre os esforços de mudança e modernização da administração pública brasileira com a permanência de práticas tradicionais e, muitas vezes, deficiências de qualificação dos quadros dirigentes e técnicos.
PDF: https://editora.ufpe.br/books/catalog/view/38/676/2074
Mecanismos de governança e regulação pública no SUS
Editora UFPE
Organizadores: Garibaldi Dantas Gurgel Junior, Hélder Freire Pacheco, Sydia Rosana de Araújo Oliveira, Francisco de Assis da Silva Santos.
Sinopse: A produção de resultados do projeto de pesquisa converteu-se no livro Mecanismos de governança e regulação pública no SUS – Programa Rede Cegonha: experiências e desafios institucionais, que busca reunir um conjunto relevante de casos, análises, novos conhecimentos e práticas nos diferentes componentes da rede, evidenciando necessidades, peculiaridades e a sua inserção na discussão de Rede de Atenção em Saúde e na gestão pública do SUS.
PDF: https://editora.ufpe.br/books/catalog/view/39/46/2072
Ouvidoria do SUS: a voz do cidadão e resultados de pesquisas
Editora UFPE Organizadores: Domício Sá, Garibaldi Dantas Gurgel Júnior, Michelle Vieira Fernandez, Rafael da Silveira Moreira
Sinopse: O conjunto de textos que compõe este livro, elaborado a partir de longo estudo coordenado pelo grupo de pesquisa Governança de Sistemas e Serviços de Saúde, do Departamento de Saúde Coletiva da Fiocruz Pernambuco, traz seus resultados a partir de dados obtidos pela Ouvidoria-Geral do SUS.
PDF: https://editora.ufpe.br/books/catalog/book/111
Protocolo metodológico para análise das informações gerenciais da área de gestão da informação da Ouvidoria-geral do SUS
Fiocruz
Organizadores: Domício Aurélio de Sá e Michelle Fernandez
PDF: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35650
Manual para o desenvolvimento de pesquisas na ouvidoria-geral do SUS
Fiocruz
Organizadores: Domício Aurélio de Sá, Garibaldi Gurgel e Michelle Fernandez
PDF: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35648
Alto Risco
Editora Bagaço
Autora: Maria de Fátima Militão
Sinopse: A obra com 17 contos, escrita antes da pandemia de Covid-19, mistura memórias e imaginação, segundo a autora. Tardes pálidas, O doador, Do lado de cá, Fronteira e a Dor do Ser são os títulos de alguns dos capítulos.
Eliminação da transmissão da filariose linfática no município de Belém, Pará, Brasil.
Edupe
Organizadores: Abraham Rocha, Reinando Ferreira Braun, Walter Wanderley Amoras, Zulma Medeiros
Sinopse: O livro reúne uma coletânea de informações socioepidemiológicas sobre a filariose linfática na cidade de Belém (PA), sendo uma importante doença endêmica no Brasil. Na narrativa histórica faz uma abrangente e minuciosa revisão das ações de saúde pública desenvolvidas ao longo de mais de 50 anos. O relato chega aos tempos atuais, expondo as evidências de sua eliminação, verificadas com as mais recentes ferramentas disponíveis para identificar a interrupção de transmissão.
Políticas de saúde: algumas abordagens teóricas e metodológicas
Editora UFPE
Organizadores: Antonio Mendes, Gabriella Morais Duarte Miranda, Pedro Miguel dos Santos Neto, Francisco de Assis da Silva Santos
Sinopse: Composto de capítulos preparados pelos alunos do Doutorado em Saúde Pública da Fiocruz Pernambuco, o livro traz reflexões sobre vários temas essenciais ao Sistema Único de Saúde (SUS) que podem contribuir com esse necessário e inadiável debate. A publicação está organizada em três eixos teóricos: a discussão do processo de trabalho e sua prática interprofissional; o referencial teórico sobre as desigualdades na saúde e os princípios que norteiam o SUS, como equidade, integralidade e intersetorialidade; e as diferentes políticas e metodologias para a avaliação da qualidade em saúde.