Institucional

Lika agora é Instituto Keizo Asami

Publicado em 25 de Abril de 2022

O Conselho Universitário da UFPE esteve reunido, na manhã dessa segunda-feira (25/04), no auditório da Fiocruz Pernambuco. Entre os pontos de pauta, a transformação do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA/UFPE), em Instituto.

 

Desde 1986, data da sua fundação, o agora Instituto Keizo Asami funciona no mesmo prédio da Fiocruz Pernambuco, localizado no campus da UFPE. Convidado a participar do evento, Pedro Miguel Neto, diretor da Fiocruz Pernambuco, expressou o seu desejo de ampliar as parcerias com o novo instituto, não apenas no compartilhamento de equipamentos e instalações, mas no desenvolvimento de pesquisas.

 

Sobre o Lika: O Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA) foi inaugurado em 23 de abril de 1986 e recebeu este nome em homenagem ao cientista da Universidade de Keizo no Japão, professor Keizo Asami, falecido meses antes da inauguração. Ao lado do professor Aggeu Magalhães Filho, da UFPE, idealizou a criação de um instituto de pesquisa em doenças tropicais no Nordeste brasileiro.

O diretor do Lika, José Luiz de Lima Filho ao lado do diretor da Fiocruz Pernambuco, Pedro Miguel Neto.