Nota de pesar pelo falecimento da pesquisadora Léa Camillo-Coura
Com profundo pesar comunicamos o falecimento da pesquisadora emérita da Fiocruz Léa Camillo-Coura, ocorrido no último sábado (28/01), no Rio de Janeiro. Referência nos estudos das doenças infecto parasitárias, Léa recebeu em 2008 a Ordem do Mérito Científico, na classe Comendador, por suas contribuições à ciência e à tecnologia. Foi a primeira mulher eleita Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Medicina Militar. Foi ainda fundadora da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.
Na Fiocruz, ocupou a chefia do Departamento de Medicina Tropical do Instituto de Manguinhos e posteriormente assumiu a Vice-Direção Científica do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas - IPEC/FIOCRUZ.
Viúva do também pesquisador da Fiocruz, José Rodrigues Coura, falecido em 2021, Léa deixa três filhos e três netos. Saiba mais sobre a trajetória de Léa Camillo-Coura, que foi uma das pesquisadoras homenageadas no Calendário 2021 da Fiocruz Pernambuco, no especial da Agência Fiocruz de Notícias.