Institucional

Oficinas Pedagógicas da Obsma chegam ao Cariri

Publicado em 10 de Junho de 2024

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) retorna à região da Chapada do Araripe, no Cariri cearense, e realiza, nesta sexta-feira (14/6) e sábado (15/6), a Oficina Pedagógica Saúde e Meio Ambiente, em Santana do Cariri, município da Mesorregião Sul do Estado. Ao todo, a ação deverá contar com 50 professores da rede pública e uma carga horária de 20 horas, com as atividades ocorrendo das 8h30 às 17h nos dois dias.

 

A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Santana do Cariri e do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que disponibilizou o espaço Polo Casa da Pedra para a realização do evento, além da Fiocruz Pernambuco, que coordena as atividades da Obsma nos Estados da Regional Nordeste I - Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

 

As oficinas contarão com a presença da pesquisadora Emérita da Fiocruz e que continua atuante na Fiocruz Pernambuco, Alzira Almeida, que falará sobre o tema "Pelos Caminhos da Peste na Chapada do Araripe". Alzira é doutora em Microbiologia e primeira mulher e pesquisadora a compor a equipe do Plano Piloto da Peste Bubônica no Brasil. Também haverá palestras da pesquisadora-doutora em Ciências Biológicas Marise Silva, também da instituição pernambucana, sobre o tema Colecionar: do Passatempo às Coleções Biológicas", e do pesquisador-doutor em Geologia, do Centro de Geociências da UFRJ Ismar de Souza Carvalho, que falará sobre "O Araripe no Decorrer do Tempo Geológico".

 

Os participantes terão oportunidade também de conhecer mais sobre a Olimpíada e o Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã, que este ano homenageia a cientista Alda Falcão, com as palestras da coordenadora nacional da Obsma, Cristina Araripe. O evento contará também com atividades de formação em Produção Audiovisual e Projetos de Ciências, ministradas pela coordenadora nacional adjunta da Osma, Thatiana Victoria Machado, e pela pesquisadora da Fiocruz PE e coordenadora da Regional Nordeste I da Obsma, Zulma Medeiros.

 

A Obsma também está com inscrições abertas para a 12ª edição do certame até 15/07. Professores e gestores interessados em organizar ações educativas junto com a Obsma em suas cidades podem entrar em contato pelo e-mail olimpiada@fiocruz.br ou pelo telefone (21) 3882-9291.