Institucional

Pandemia e desigualdades sociais são tema de debate online

Publicado em 12 de Junho de 2020

O quarto debate da série Ciência para Todos, realizado pelos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública da Fiocruz Pernambuco, com apoio da Associação de Pós-Graduandos, acontece na próxima segunda-feira (15/06), às 13h.

 

Com o tema "A pandemia de Covid-19 e as doenças crônicas não-transmissíveis: um olhar a partir das desigualdades", o evento terá duas pesquisadoras conduzindo a discussão e quatro convidadas. Como debatedoras teremos Eduarda Cesse, pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva da Fiocruz PE e coordenadora do Lam-Saúde, e Annick Fontbonne, pesquisadora do Inserm-FR.

 

Caberá a Eduarda abordar a pandemia de Covid-19 face às desigualdades sociais, relacionando o avanço da mesma nas populações mais vulneráveis. Annick por sua vez abordará os aspectos da epidemiologia das DCNT, particularmente o diabetes mellitus tipo 2 e a hipertensão arterial sistêmica, considerando o contexto da pandemia e as implicações da Covid-19 em pessoas com essas morbidades.

 

Participarão como convidadas: Rebecca Soares , doutoranda do PPg  em Saúde Pública da Ficoruz PE. Rebecca abordará a magnitude da obesidade e sua relação com o agravamento de casos de Covid-19; Nathália Souza, docente do CAV-UFPE que vai falar sobre os sistemas alimentares no contexto da Pandemia de Covid-19; Renatá Tiné, enfermeira sanitarista da Prefeitura do Recife, que abordará uma intervenção em saúde voltada para pessoas com obesidade no Distrito Sanitário VI da Prefeitura do Recife. Por fim, Adriana Jucá , terapeuta ocupacional da Prefeitura da Cidade do Recife, que vai tratar do papel da Atenção Básica na atenção à pessoa com DCNT no contexto da pandemia de Covid-19. Todas colaboradoras do Lam-Saúde.

 

Acesso ao debate:

 

Youtube: Canal da Fiocruz Pernambuco 

 

Zoom : https://zoom.us/j/99716175142