Institucional

Parceria internacional promove boas práticas na gestão de biobancos

Publicado em 04 de Julho de 2025

A Fiocruz Pernambuco participa de uma colaboração com instituições de pesquisa do Brasil e Peru, que tem o objetivo de promover boas práticas na gestão de biobancos. São organizadoras dessa iniciativa a Fundação Oswaldo Cruz, a Universidad Peruana Cayetano Heredia (UPCH), The Global Health Network LAC (TGHN-LAC) e a Universidad Científica del Sur (UCS).

 

Desenvolvida por meio da TGHN-LAC, essa parceria tem contribuído na produção de pesquisas voltadas ao tema nos dois países, resultando na formação do Clube de Pesquisa em Biobanco, composto por pesquisadores e alunos de todas as instituições envolvidas, e na realização de encontros científicos que buscam fortalecer as boas práticas de pesquisa clínica.

 

Um desses eventos aconteceu neste mês de junho, no Peru, conduzido pela pesquisadora da Fiocruz PE, Cristiane Bresani (à esq. da foto), que é vice-curadora do biobanco da unidade e integrante da Rede de Fiocruz de Biobancos (RFBB). O Workshop sobre Personalização de Instrumentos de Coleta e Armazenamento de Dados no REDCap foi realizado em duas sessões, uma na UPCH e outra na UCS. O evento aconteceu no contexto de uma visita técnica a essas universidades, para conhecer a estrutura das instituições, que estão caminhando para a formação de seus próprios biobancos.  "A visita às universidades peruanas, realizada em conjunto com a TGHN-LAC, fortalece a Rede de Fiocruz de Biobancos e amplia as colaborações interinstitucionais. Foi um momento importante para a apresentação dos projetos de pesquisa em desenvolvimento no âmbito da parceria estabelecida”, explica Bresani. 

 

 

 A pesquisadora já havia participado anteriormente do webinário Twinning TGHN LAC Brasil - Perú: bioseguridad y gestión responsable del material biológico, também realizado no contexto dessa colaboração internacional. Saiba mais na matéria do site da Fiocruz.