Participação da Fiocruz PE na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Fiocruz Pernambuco encerrou na última sexta-feira (18/10) a sua participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que contou com diversas atividades voltadas para a promoção da ciência e da saúde. Iniciadas na quarta-feira (16/10), reuniram alunos de escolas públicas e particulares do estado, com o objetivo de aproximar os jovens do universo científico.
No primeiro dia, os estudantes da Escola Nossa Senhora da Conceição, de Olinda, e do Centro Educacional ABC, de São Lourenço da Mata, participaram da ação “Conhecendo a Fiocruz Pernambuco”, projeto que permite, mediante agendamento prévio feito pelos professores, conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela instituição. Os alunos visitaram espaços de memória da Fiocruz PE e tiveram a oportunidade de conhecer o microscópio de varredura, utilizado para análises detalhadas de superfícies em alta resolução, no Núcleo de Plataformas Tecnológicas (NPT). Além disso, participaram de jogos educativos, como o “HTL… O que?”, desenvolvido no Departamento de Virologia e Terapia Experimental, que apresenta informações e perguntas sobre o HTLV, um vírus sexualmente transmissível que ataca células de defesa (linfócitos T) do organismo.
Outras experiências educativas foram disponibilizadas pelo Serviço de Referência em Peste e pelo Departamento de Entomologia, que abordou a prevenção das arboviroses e o ciclo de vida dos mosquitos vetores. Todos receberam também informações sobre a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), incentivando a participação. A Fiocruz PE coordena a Regional I da Obsma, que abrange os estados do CE, MA, PB, PE, PI e RN.
No encerramento da SNCT, a equipe da Fiocruz PE levou essas exposições e atividades interativas para a Escola Sinhô Bandeira, em Paudalho. As ações tiveram como foco temas relacionados à ciência, meio ambiente e sustentabilidade, com a participação adicional do projeto “Mulheres e Meninas em Movimento para a Ciência”.
Segundo a assistente regional da Obsma, Manuela Menezes, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade para divulgar o trabalho científico de forma acessível e contribuir para a formação dos estudantes, ao aproximá-los de questões importantes para a sociedade, como saúde e meio ambiente.