Pesquisadores da Fiocruz PE têm participação expressiva no Medtrop
Após três dias de intensas discussões, terminou nessa quarta-feira (25/09) a 59ª edição do Congresso Brasileiro de Medicina Tropical- Medtrop, realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. A Fiocruz Pernambuco teve uma participação expressiva no evento, com pesquisadores, técnicos e alunos participando de mesas, conferências e apresentação de trabalhos orais e em pôsteres.
Quatro importantes reuniões satélites aconteceram concomitante ao evento: o ChagasLeish2024, o XI Workshop da Rede-TB, o 9º Fórum de Doenças Negligenciadas e o Entomol 10. Este último, tem a sua coordenação totalmente constituída pelos pesquisadores da Fiocruz PE: Sinval Brandão Filho (Imunologia), Maria Helena Neves (Entomologia) e Felipe Dantas Torres (Imunologia) - que acaba de ser eleito o pesquisador o mais influente entre os 42 pesquisadores da Fiocruz listados pela estudo "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” (veja mais detalhes aqui).
A Fiocruz nacional contou com um stand, onde seu corpo técnico revezou apresentações dos muitos agravos pesquisados pela instituição, através de variados recursos de divulgação científica, como jogos, maquetes e vídeos.
A próxima edição do Medtrop – a de número 60 – já tem data e local definidos: será em João Pessoa (PB), de 02 a 05 de novembro de 2025. Você pode conferir alguns momentos do Congresso, acessando a nossa pagina no Instagram (@fiocruzpernambucooficial). Confira abaixo algumas participações dos nossos trabalhadores e estudantes na edição paulista:
Oficina Pré-Congresso
Rede Genômica Fiocruz
- Gabriel Wallau e Túlio Campos “Ferramentas para a vigilância genômica viral” (confira nossa cobertura)
Medtrop
Pesquisadores/as e técnicos:
Dept° de Entomologia
- Marcelo Paiva: “Tópicos avançados de vetores “Vigilância molecular por NGS de vírus obtidos na saliva dos mosquitos”
- Maria Alice Varjal : “Ovicida, larvicida e adulticida: três ações em um só produto biológico a base de spinozade para controle de Aedes aegypti em pontos estratégicos e unidades de saúde”.
- Constância Ayres: “Avaliação da dinâmica de replicação da vacina Qdenga em amostras de mosquitos”
Deptº de Microbiologia
- Alzira Almeida: Conferência “125 anos da entrada da peste no Brasil: dos primórdios em Santos aos dias atuais”.
- Alzira Almeida, Marise Sobreira, Matheus Bezerra e Igor Rocha: “Redesenhando a Vigilância da Peste no Brasil: Inovações e Perspectivas para o Programa” (mais detalhes em nossa matéria).
Deptº de Imunologia
- Haiana Schindler: “Estudo de avaliação e validação clínico-laboratorial de testes de diagnósticos rápidos, point-of-care, de fácil uso e acessível em regiões com altos índices de tuberculose no Brasil e na Índia”.
- Lilian Montenegro: “Uso de sistemas baseado em nanotecnologia como modelo para avaliar novas moléculas potencialmente ativas contra cepas de Mycobacterium tuberculosis sensível e multidroga resistente”.
Deptº de Parasitologia
- Elainne Gomes: “O papel da Atenção Primária no enfrentamento da esquistossomose”.
- Abraham Rocha e Elainne Gomes: “Estratégia EaD para eliminação da Esquistossomose e da Filariose”. Veja a matéria sobre o lançamento dos cursos.
- Zulma Medeiros: “Infecção assintomática por Leishmania em pessoas vivendo com HIV/AIDS. Qual o tamanho do Iceberg?”.
Estudantes
Mesa-redonda: Luísa Inácio “Vigilância genômica: avanços e desafios na saúde pública”.
Apresentações orais:
- Janderson Lopes “Novas moléculas com potenciais terapêuticos para leishmania infantum”;
- Maria Gabriela Paz “Desenvolvimento e avaliação de um novo ELISA indireto multi-espécie utilizando o antígeno recombinante swHEV cp2 para sorodiagnóstico do vírus da hepatite E (HEV) em humanos e suínos”;
- Maria Eduarda Oliveira “Avaliação da Dinâmica de coinfecção e superinfecção pelos arbovírus mayaro e chikungunya em uma colônia de Aedes aegypti”;
- Maria Julia de França “Investigação da preferência alimentar dos mosquitos de áreas silvestres-urbanas em Pernambuco”.
Pôsteres:
- Marcelo Barros “Avaliação dos efeitos citopatológicos de toxinas Cry de um novo isolado Lysinibacillus sphaericus I5A9, de Pernambuco, sobre o intestino de larvas de Culex quinquefaciatus suscetíveis e resistentes à toxina binária”;
- Juliana Luna “Caracterização insílico da interação sinérgica de novas toxinas Cry identificadas no isolado Lysinibacillus sphaericus I5A9 como potencial larvicida”;
- Evaldo Farias “Detecção de vírus específicos de insetos em amostras de mosquitos e culturas de células C6/36” e “Avaliação da busca por alimentação de sangue ou açúcar em fêmeas de Culex quinquefaciatus por meio de sistema olfatômetro”.
- Juliana Monteiro, Renata Souza, Luanna Sousa, Késsia Silva e Renata Tejo "Validação de teste rápido cromatográfico do tipo point-of-care para triagem de casos de TB em pacientes imunocompetentes – Estudo piloto".