Institucional

Pesquisadores em visita técnica à Universidade de Harvard

Publicado em 18 de Março de 2024

Pesquisadores de diversas instituições brasileiras, integrantes do grupo NósAPSBrasil, estão na Universidade de Harvard (EUA) até o dia 25/03/2024, para realizar visita técnica e apresentação dos resultados da pesquisa intitulada “Effect of Covid-19 and Violence on the Work Process and Mental Health of Community Agents in Brazil”.  Os profissionais da Fiocruz Pernambuco André Luiz Sá e Sidney Farias integram o seleto grupo dessa cooperação técnico-científica e troca de experiências, ao lado de outros representantes da Fiocruz, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA). 

 

 

Os dados, coletados desde 2019, apresentam situação complexa da influência da violência e da Covid-19 nos processos de trabalho e saúde mental dos agentes comunitários de saúde (ACS) em 8 municípios nordestinos (quatro capitais: Fortaleza, Teresina, João Pessoa e Recife; e quatro cidades do interior do Ceará: Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha). A equipe do estudo observou que, de uma maneira geral, quanto maior a violência urbana, menor a capacidade dos ACS de desenvolver suas atividades, inclusive relacionadas à Covid-19, e maior é o sofrimento mental destes. Desta forma, regiões mais vulneráveis (maiores indicadores de violência), que mais necessitam de cuidados em saúde, são também as que mais se relacionam à diminuição de serviços ofertados pelos ACS devido à violência urbana.

 

A pesquisa é financiada pela Fundação Lemann/Universidade de Harvard, Fiocruz e Funcap, sendo coordenada pela pesquisadora da Fiocruz Ceará, Anya Vieira-Meyer, atualmente pesquisadora visitante na Universidade de Harvard.

 

Sobre a rede - A rede Nós APS Brasil é formada por pesquisadores da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Foi construída em 2019, a partir do encontro de pesquisadores de duas redes de pesquisa pré-existentes: a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) e a Rede Fiocruz Nordeste, entendendo como objetivo em comum o aprofundamento dos conhecimentos na área da atenção primária, mais especificamente, dos atores envolvidos na Estratégia de Saúde da Família, através de avaliação dos desafios encontrados e proposição de caminhos para seus enfrentamentos.

 

Mais informações:

Web site: https://ceara.fiocruz.br/nosapsbrasil/

Youbute: https://www.youtube.com/@nosaps