Institucional

Premiações marcam o encerramento da 7ª Jornada Científica

Publicado em 22 de Agosto de 2019

Os vencedores da 7ª Jornada Científica da Fiocruz Pernambuco foram conhecidos na cerimônia de encerramento, realizada na manhã de hoje (22/08), no auditório da instituição. O primeiro colocado de cada programa de pós-graduação foi contemplado com passagem aérea e diárias para participar de um evento científico no Brasil. 

jornada 2019 - Georgia Rodrigues - 1o lugar SP

Em Saúde Pública, a vencedora foi a doutoranda Geórgia Rodrigues Reis e Silva. Seu trabalho “Bullying entre adolescentes escolares do Recife e fatores associados: abordagem bioecológica” teve a orientação da pesquisadora Maria Luiza de Carvalho, do Departamento de Saúde Coletiva.

No programa de Biociências e Biotecnologia em Saúde, a primeira colocação foi para a doutoranda Elisama Helvecio, com o estudo “Caracterização do cluster de glutationa-s-transferases da classe epsilon de Aedes aegypti e o seu papel na resistência aos inseticidas químicos”. O trabalho foi orientado pela pesquisadora Constância Ayres, do Departamento de Entomologia.

Novidade – O diretor da Fiocruz PE, Sinval Brandão Filho, anunciou que, no próximo ano, a premiação da 8ª Jornada contemplará os primeiro-colocados de cada curso, mestrado e doutorado, de cada programa. O ano de 2020 será marcado pelas comemorações dos 70 anos do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz PE.

Confira os trabalhos destacados com menção honrosa:

SP:

Mestranda Amanda Correia Paes Zacarias

Trabalho: “Implementação do Programa de Residência de Enfermagem Obstétrica na II Macrorregional de Saúde de Pernambuco”

Orientador :Garibaldi Gurgel (Saúde Coletiva)

 

Doutoranda Emília Carolle Azevedo de Oliveira

Trabalho: “Matriz de indicadores ambientais e análise espacial de risco para transmissão da esquistossomose na cidade do Recife, Pernambuco”

Orientadora: Constança Barbosa (Parasitologia)

  

BBS:

 

Mestranda Cíntia Nascimento da Costa

Trabalho: “Aplicação do diagnóstico molecular para caracterização dos pacientes envolvidos no surto agudo de doença de Chagas em Pernambuco”

Orientadora: Virgínia Lorena (Imunologia)

 

Mestrando Filipe Zimmer Dezordi

Trabalho: “Caracterização de vírus inseridos nos genomas de culicídeos vetores de patógenos”

Orientador: Gabriel Wallau (Entomologia)

 

Doutoranda Nathaly Alexandre do Nascimento

Trabalhos: “Caracterização do modo de ação de um novo biolarvicida para o controle de culicídeos”

Orientadora: Maria Helena Neves (Entomologia)

 

Doutoranda Joanna Lucia de Almeida Alexandre

Trabalho: “Avaliação do desenvolvimento de Leishmania (Viannia) braziliensis e Leishmania (Leishmania) infantum em duas espécies de Lutzomyia (Diptera: Psychodidae).

Orientador: Sinval Brandão Filho (Imunologia)

 

Veja mais fotos no perfil institucional da Fiocruz PE no Facebook e no Instagram.