Residentes da Fiocruz PE participam de estágio em Cuba
Dois residentes da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Fiocruz PE estão participando de programa de estágio internacional em Cuba. Durante duas semanas, até 2/6, Lais Arruda e Victor Manoel estarão em atividades na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensap), em Havana. O objetivo do estágio é promover vivência na realidade dos sistemas, programas e serviços de saúde de países com os quais a Fiocruz mantém acordos e programas de cooperação, fortalecendo a formação no campo da saúde pública.
Os residentes, que estão no segundo ano do programa, foram selecionados em chamada interna realizada entre os discentes da instituição pernambucana. Fazem parte do estágio: visitas supervisionadas às unidades de saúde de Havana, tutoria de docentes da Ensap e outros profissionais envolvidos; aulas e atividades de orientação na Ensap, acompanhamento de atendimentos e atividades de âmbito da Atenção Primária em unidade de saúde de Havana.
A iniciativa faz parte de convênio estabelecido entre a Ensap e a Fiocruz, por meio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAS) e com o apoio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) e Coordenação Adjunta de Residências (CGE). Além dos residentes da Fiocruz PE, participam residentes da Fiocruz Brasília e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI).
A coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Fiocruz PE, Maria da Penha Rodrigues dos Santos; o coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Fiocruz Brasília, Osvaldo Boneti; e a coordenadora das Residências da Fiocruz, Adriana Coser Gutierrez, também estão participando da ação.