Institucional

Seminário abordará impactos do racismo na ciência e na saúde

Publicado em 10 de Junho de 2024

A Fiocruz Pernambuco promove, nos dias 12 e 13 de junho, o II Seminário Nacional sobre os Impactos do Racismo na Ciência e na Saúde (II SNIRCS), no auditório da instituição. O evento reunirá pesquisadores, estudantes e promotores de políticas raciais, das diversas regiões do país, para refletir e debater a respeito dos impactos do racismo na produção científica das ciências da saúde, no Sistema de Saúde e no cotidiano de toda a população brasileira.

 

O seminário também se propõe a despertar a criticidade dos participantes quanto a sua responsabilidade profissional e social para perpetuação, contribuição, omissão ou combate diante do racismo. Outro objetivo é estimular a construção de narrativas que promovam a igualdade racial na academia e na sociedade.

 

Devido à grande procura, as inscrições para participação presencial estão encerradas, mas o evento poderá ser acompanhado online, pelo www.youtube.com/@FiocruzPernambucoOficial.

 

Comporão as mesas especialistas de norte a sul do país, trazendo para o debate uma visão nacional sobre os impactos do racismo no campo da ciência e da saúde. Confira aqui os temas do seminário e os seus debatedores.

 

A novidade nessa segunda edição do SNIRCS é o espaço para apresentação oral de relatos de pesquisa e relatos de experiência, previamente selecionados, com emissão de certificados. Ao todo, cerca de 60 trabalhos foram selecionados para os 5 Eixos Temáticos: 1. Ciência e Epistemologias Negras; 2. Letramento Racial no SUS; 3. Racismo Ambiental; 4. Comunicação Antirracista e as Novas Tecnologias na Saúde-IA; 5. Saúde Mental e Racismo.

 

Veja a programação completa e acompanhe a transmissão no nosso youtube. Em paralelo à programação científica, nos dois dias do evento acontecerá a Feira das Pretas, com barracas no estacionamento do IAM com alimentos, vestuário e acessórios. Também nos dois dias, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estará no quiosque do IAM fornecendo refeições. O dia 12 será encerrado com um happy hour para os participantes do seminário na quadra de esportes do IAM, ao som de trio de forró pé de serra, das 17h às 19h.

 

Edição anterior - Em 2014, quando foi realizada a primeira edição do SNIRCS, as discussões acadêmicas acerca do tema eram mais comuns no campo das ciências sociais. Já no âmbito das ciências da saúde, essa discussão era escassa, inexpressiva. Buscando então contribuir com a mudança deste panorama, a Fiocruz Pernambuco reuniu um pouco mais de 200 pessoas, entre estudiosos, pesquisadores, gestores e estudantes, para aprofundar as discussões em torno de temas como: "A neutralidade ideológica das ciências"; "Biologização das raças e as suas implicações no campo da saúde"; "De que forma o racismo impacta na vida das pessoas e nas políticas de saúde" e sobre "O racismo institucional". Saiba mais sobre o primeiro SNIRCS.