Institucional

Seminário discute alternativas para superar as desigualdades na Ciência

Publicado em 11 de Fevereiro de 2020

 

No próximo dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a Fiocruz Pernambuco promoverá o seminário “Mulheres na Ciência: construindo alternativas para superar as desigualdades raciais e de gênero”. O evento começará às 8h, no auditório da instituição. Na ocasião, especialistas e estudiosas do universo científico, irão debater sobre ciência a partir da perspectiva de gênero.

 

O seminário marcará também o encerramento do projeto “O Verão das Meninas na Fiocruz”, que proporcionou a 12 garotas adolescentes, provenientes de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, estagiarem em diversos laboratórios da Fiocruz PE, por um período de 30 dias. As garotas também têm participado ativamente da construção do seminário e todas as mesas de debate serão mediadas por uma das estagiárias. A seleção das garotas - que têm de 14 a 17 anos - se deu a partir de vídeos gravados por celular, nos quais elas falaram do seu interesse em participar da iniciativa. Os vídeos foram enviados à equipe do Observatório Feminista do Nordeste, organização parceira da Fiocruz PE na condução do projeto.

 

O Seminário é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas através do link http://bit.ly/2uDeS0f ou no local. Na ocasião serão debatidos temas como “O papel das universidades em formar cientistas e desconstruir desigualdades”; “Negritude e Ciência”; e, “Machismo no cotidiano”. Em cada mesa, estudiosas de diversas áreas e locais de atuação discutirão estratégias de enfrentamento das desigualdades e como promover a equidade de gênero no campo das ciências. Confira a programação.

 

O projeto “O Verão das Meninas na Fiocruz” foi um dos vencedores da Chamada Interna “Mais Meninas na Fiocruz”, organizada pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC). Em Pernambuco, a proposta é coordenada a vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços de Referência, Constância Ayres.

 

Serviço:

 

Seminário “Mulheres na Ciência: construindo alternativas para superar as desigualdades raciais e de gênero”

Quando: 11 de fevereiro de 2020

Onde: Auditório da Fiocruz Pernambuco

Horário: 8h (Credenciamento)

Quanto: Gratuito

Inscrições: No local ou através do link http://bit.ly/2uDeS0f