Institucional

Seminário discute papel da Atenção Primária em Saúde no enfrentamento da pandemia

Publicado em 22 de Junho de 2020

Na próxima quarta-feira (24/06), dia de São João, acontece a segunda parte do seminário “A APS no enfrentamento à covid-19:  a experiência da Fiocruz e os desafios para o fortalecimento do SUS”. O coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Fiocruz Pernambuco, Domício Sá, participa do primeiro painel, que vai das 9h às 10h30, falando da experiência da instituição, num debate junto com representantes de outras unidades da Fundação. O evento poderá ser acessado na página da Video Saúde Fiocruz no Youtube.

O objetivo do Seminário é aprofundar o debate sobre a contribuição da Atenção Primária em Saúde(APS) no enfrentamento da pandemia de Covid-19, a partir da análise das experiências da Fiocruz nesse âmbito – no apoio à assistência, na cooperação, no fomento à pesquisa e na educação, das lições apreendidas e dos desafios evidenciados para o fortalecimento da APS e do SUS no período pós-pandemia.

 

No primeiro momento do seminário, ocorrido no último dia 17 de junho, foram abordados os desafios da APS no cenário pré-pandemia e as perspectivas e desafios para o pós-pandemia. Nesse do dia 24, além do papel das residências, também será discutida a formação técnica e mestrados profissionais na Atenção Básica.

 

Quatro questões norteiam esses debates: Quais os principais avanços e dificuldades da APS no SUS no cenário pré-pandemia? Quais são as possibilidades e limites da APS diante da pandemia COVID-19? Como se caracterizam as experiências da Fiocruz no enfrentamento da pandemia, no âmbito da APS? Que lições elas trazem? Quais os principais desafios para o fortalecimento da APS no SUS?

 

Não esqueçam: Dia 24 de junho (quarta-feira), das 9h ao meio-dia, no canal da Video saúde da Fiocruz, no Youtube. 

 

Link: www.youtube.com/user/VIDEOSAUDEFIO