Institucional

Simpósio no sertão de Pernambuco discutiu pesquisa e saúde pública

Publicado em 29 de Novembro de 2024

Por Luisa Picanço (VPEIC/Fiocruz)

 

O “Simpósio Científico do Sertão do Pajeú: integrando saberes para a saúde única” aconteceu entre os dias 16 e 17 de outubro com mais de 150 pessoas, de forma presencial. O evento foi promovido pela The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC), em parceria com o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam) - Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE). O simpósio foi organizado pelas equipes do Programa de Computação Cientifica da Fiocruz (PROCC) e da Fiocruz Pernambuco. 

 

“Foi um momento para mostrar o quanto podemos fazer em pesquisa na área da saúde no sertão. Tivemos a abertura do evento pelo diretor do Hospam, Leonardo Carvalho, uma apresentação cultural de xaxado e a conferência do consultor da OPAS, Fabiano Pimenta, que falou sobre emergências sanitárias e reforçou a importância de abordagens que incluam temas ambientais”, comentou a médica, pesquisadora da Fiocruz Pernambuco e doutora em saúde pública, Cristiane Bresani.

 

 

Cristiane Bresani (à direita da foto) ministrou dois minicursos sobre REDCap, um voltado para estudantes de medicina, incentivando-os a utilizar a ferramenta em seus projetos de iniciação científica, e um segundo direcionado à apresentação da plataforma a profissionais do Hospam.

 

Apresentação da Rede Sertaneja de Epidemiologia Clínica - Durante a manhã do dia 17, o evento contou com apresentações de projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos na cidade de Serra Talhada pelo professor da Universidade de Pernambuco, Jurandy de Magalhães, em colaboração com Bresani e a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, Clarice Neuenschwander. Todos os projetos abordavam doenças infecciosas de importância para a saúde pública, tais como arboviroses, meningites e HTLV. 

 

 

Veja mais detalhes no portal Fiocruz.