Institucional

Trabalhos são premiados no encerramento da XI Jornada Científica do IAM

Publicado em 31 de Julho de 2024

Um clima de alegria, congraçamento e muita emoção marcou o encerramento da XI Jornada Científica do IAM hoje (31/7). Foi o momento de reconhecer o esforço e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos discentes dos programas de pós-graduação da instituição, após dois dias de atividades intensas, nos quais 54 apresentações foram realizadas pela plataforma Zoom. 

 

O prêmio Fred Abath outorgado ao discente Mauro César da Silva, que obteve também a primeira colocação do curso de doutorado em Biociências e Biotecnologia em Saúde (BBS). Seu trabalho intitulado Fatores genéticos e imunológicos associados à evolução desfavorável da COVID-19 e a resposta à vacina de mRNA BNT162b2 em gestantes teve a orientação da pesquisadora Norma Lucena, do Departamento de Imunologia.

 

 

Confira os demais trabalhos que obtiveram o primeiro lugar em seus cursos e receberam o prêmio Destaques Wayner Vieira de Souza:

 

Doutorado em Saúde Pública (SP)  Acadêmico -Título: Hesitação vacinal contra a Covid-19 em um município pernambucano - Autora: Vick Brito Oliveira - Orientadora: Sydia Oliveira (Saúde Coletiva).

 

 

Mestrado em Biociências e Biotecnologia em Saúde (BBS) – Título: Bases genômicas da resistência às polimixinas em isolados ambientais de enterobacter sp. oriundos de águas costeiras da cidade do Rio de Janeiro – Autor: José Carlos da Rocha Neto – Orientador: Danilo Xavier (Microbiologia).

 

 

Mestrado em Saúde Pública (SP) Acadêmico – Título: Repercussões do Programa Previne Brasil em Pernambuco – Autor: Valdecir Barbosa da Silva Júnior – Orientador Garibaldi Gurgel (Saúde Coletiva).

 

 

Conheça os trabalhos que receberam Menção Honrosa:

 

Doutorado SP Acadêmico:

2º lugar - Título: Programas de Residência em Saúde Coletiva em Pernambuco: formação no SUS para o SUS?  -Autora Cindy Avani Silva Ceissler - Orientadora: Kátia Medeiros (Saúde Coletiva)

 

 

3º lugar- Título: Rasgos coloniais e óbitos por homicídios: a produção do espaço na constituição de uma cidade racialmente cindida – Autor: Diego Francisco Lima da Silva – Orientadora: Tereza Lyra (Saúde Coletiva)

 

 

Mestrado SP Acadêmico

2º lugar – Título: Estado nutricional de lactentes expostos verticalmente ao Vírus da Imunodeficiência Humana atendidos em Serviços de Atenção Especializada localizados em Recife, Pernambuco – uma coorte histórica – Autora: Andyara Teixeira Cavalcanti – Orientadora: Carolline de Araújo Mariz.

 

3º lugar – Título: Saúde Bucal no Quilombo: Abordagem exploratória em Comunidades Remanescentes Quilombolas do estado de Pernambuco – Autora: Pamella Robertha Rosselinne Paixão Celerino – Orientador: Rafael da Silveira Moreira (Saúde Coletiva)

 

 

Doutorado BBS

2º lugar – Título: Avaliação da atividade biológica de compostos líderes como potenciais inibidores do sars-cov-2 – Autora: Renata Pessôa Germano Mendes -  Orientador: Lindomar Pena (Virologia e Terapia Experimental)

 

 

3º lugar – Título: Investigação de Atividade e Funcionalidade do Sistema CRISPR/Cas em Isolados Clínicos de Acinetobacter baumannii – Autora: Adrianne Maria de Albuquerque Silva – Orientadora: Tereza Cristina Balbino (Microbiologia)

 

 

Mestrado BBS

2º lugar – Título: Sistema de visão computacional para contagem automatizada de ovos de Aedes aegypti em imagens de substratos de ovitrampas através de ferramentas de aprendizagem profunda – Autor: Victor Araújo Barbosa- Orientadora: Cláudia Fontes (Entomologia)

 

 

3º lugar – Título: Caracterização e atividade biológica do extrato hidroalcóolico de ziziphus joazeiro mart. e produção de nanogel – Autora:  Maria Cecília Queiroga dos Santos – Orientador: Fábio Rocha Formiga (Imunologia)

 

 

Para a vice-diretora de ensino Sheilla Oliveira, a Jornada Científica 2024 mostrou a força científica e de colaboração nas diferentes áreas de atuação institucional. “Ao longo dos dias, debates enriquecedores e apresentações inspiradoras iluminaram novas direções para a ciência, demonstrando a vitalidade e a diversidade da pesquisa atual. O envolvimento ativo dos participantes e a troca de ideias foram fundamentais para o sucesso do evento, evidenciando a importância da interdisciplinaridade”, declarou. 

 

Homenageado nesta edição da Jornada, o pesquisador do Depto de Saúde Coletiva Wayner Vieira de Souza nomeou a premiação dos primeiro colocados de cada curso/programa e foi o palestrante da abertura do evento, compartilhando reflexões sobre o tema "Pós–graduação, Ciência, Tecnologia & Inovação". Na foto, o pesquisador recebe do diretor do IAM, Pedro Miguel Neto, a placa que simbolizou o reconhecimento da sua trajetória profissional e de suas contribuições como docente.