Pesquisa

Ética no Uso de Animais (CEUA)

A Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) desempenha papel consultivo e educativo, promovendo a reflexão ética sobre a atividade científica envolvendo animais, além de analisar e qualificar as atividades experimentais no âmbito da instituição. Os projetos aprovados recebem licença concedida pela comissão, após análise e aprovação dos respectivos protocolos (Resolução Nº 21/2015). A Ceua está vinculada à Vice direção de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços de Referência do IAM e ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e foi instituída através do Ato da Diretoria nº 004/2010 em 21 de janeiro de 2010 (Concea –processo nº 463/2015).


Submissão de projetos ao CEUA

Para submeter projetos ao CEUA, é necessário o envio da documentação, listada a seguir. Todos os documentos devem estar em formato PDF, com a permissão de uso dos recursos "copiar" e "colar" em qualquer palavra ou trecho do texto. Os documentos que necessitarem de assinatura devem ser assinados! Após preenchidos os mesmos devem ser enviados pelo COORDENADOR(a) do projeto, para o email ceua@cpqam.fiocruz.br .

Os documentos que necessitarem de assinatura devem ser assinados, carimbados e anexados. NÃO SERÁ ACEITA ASSINATURA ELETRÔNICA NOS DOCUMENTOS.

Documentos a serem enviados

Após a conferência dos documentos o protocolo de recebimento com a numeração CEUA e confirmação da submissão será enviado pela Secretaria CEUA ao(à) Coordenador(a) do projeto via e-mail.