Pesquisa - Ética no Uso de Animais

Documentos ao Pesquisador



Fluxo de Submissão
Após a entrega dos documentos, o seu projeto seguirá o seguinte fluxo de submissão: 

Recebimento e avaliação da documentação

Quando os documentos são recebidos pelo CEUA/IAM, a equipe verifica se os documentos recebidos estão completos e nas versões atualizadas. Em caso de não conformidade ou dúvida o projeto é devolvido ao pesquisador com as recomendações/dúvidas apontadas para que o mesmo possa ser reenviado.

IMPORTANTE: O pesquisador poderá procurar o CEUA/IAM durante a redação  da Solicitação de Licença de Projetos, para obter orientações referentes às questões relacionadas com os aspectos éticos e recomendações da CEUA/IAM.

Relatoria

Esta fase conta com o envio do projeto para a coordenação do CEUA/IAM. Ao receber o projeto (já com os documentos validados) o coordenador o destina para dois membros do CEUA/IAM. Estes ficarão responsáveis por analisar às questões éticas da proposta, emitir parecer parcial e encaminhar as discussões  ao colegiado do CEUA – IAM.

Todas as avaliações são feitas sob a ótica das normas e resoluções aprovadas pelo Concea - MCTIC.

Colegiado

O colegiado se reúne uma vez no mês, em data pré-disponibilizada, para avaliar o parecer dos relatores e emitir parecer conjunto que pode acatar ou alterar os pareceres dos relatores de forma parcial, ou integral. Este parecer é enviado ao proponente. Este calendário, bem como a data limite para envio das solicitações de licença e documentos complementares, está disponível na página > Calendário de Reuniões

Parecer final

Após passar por todas as fases individuais, o comitê emite um parecer final que apresentará o status do projeto, podendo ser:

Aprovado: quando a proposta preencher todas as condições éticas requeridas;

Com pendência: quando a proposta possuir aspectos específicos que requeiram melhor definição. Neste caso, poderá haver necessidade de revisão da solicitação de licença de projetos, que deverá ser atendida em 60 (sessenta) dias pelo proponente;

Não Aprovado: quando a proposta  não atender  as recomendações éticas vigentes;

Cancelado: quando as pendências apontadas pelos relatores não forem atendidas no prazo;

Rejeitado: quando, pela segunda vez, não atender integralmente às pendências apontadas pelos pareceristas. Isto é: um projeto só poderá ser apreciado no máximo três vezes.

IMPORTANTE: O parecer, a ser enviado ao pesquisador pela comissão do CEUA/IAM, conterá de modo explícito comentários sobre os aspectos da proposta em desacordo com normas e recomendações vigentes, bem como sugestões que possam eventualmente contribuir para aperfeiçoá-lo.