Pesquisa

Equipe NPT

Cássia Docena

Bióloga, formada em 1992 pela Universidade de São Paulo. Trabalhou em um laboratório de aplicações técnicas em microbiologia de uma grande indústria química para depois seguir a carreira acadêmica. Possui mestrado e doutorado em Bioquímica, pelo Instituto de Química da USP onde participou do Projeto Genoma da bactéria fitopatogênica Xylella fastiodiosa, a primeira sequenciada no Brasil. Atualmente, gerencia o Núcleo de Plataformas Tecnológicas do Instituto Aggeu Magalhães. É responsável técnica pelas plataformas de PCR quantitativa em tempo real, sequenciamento de nova geração e microscopia de fluorescência. Além disso, faz parte da Comissão Interna de Biossegurança contribuindo na análise de projetos envolvendo Organismos Geneticamente Modificados (OGMs).


Karina Saraiva

Graduada em Ciências Biológicas (2004) pela Universidade de Pernambuco, mestre (2007) e doutora (2010) em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM-FIOCRUZ). Tem experiência em morfologia e sinalização celular, aplicando técnicas de microscopia óptica, de fluorescência e eletrônica. Atualmente, é Tecnologista em Saúde Pública no IAM-FIOCRUZ, responsável pela Plataforma de Microscopia Eletrônica, mantendo seu funcionamento, bem como atendendo usuários e oferecendo suporte técnico-científico em microscopia. 


Viviane Carvalho

Possui graduação em Biomedicina (2005) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado em Ciências Biológicas (2011) pela UFPE e doutorado em Biociências e Biotecnologia em Saúde (2017) pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM – Fiocruz - PE). Lotada no Núcleo de Plataformas Tecnológicas, compõe o quadro de servidores do IAM desde 2008 como responsável técnica pela Plataforma de sequenciamento de DNA capilar, através da qual atende à demanda de usuários internos e externos, executando a técnica de sequenciamento e oferecendo suporte aos usuários no preparo das amostras. Além disso, faz parte da Comissão de Ética no Uso de Animais do IAM contribuindo para a avaliação de projetos internos que utilizam animais na execução de seus experimentos.