Pesquisa - Serviço de Referência

Serviço de Referência em Esquistossomose

O Serviço de Referência em Esquistossomose atua no apoio aos serviços de saúde, assessorando municípios de áreas endêmicas no controle da parasitose, ofertando capacitações a profissionais, suporte a trabalhos laboratoriais e de campo, desenvolvidos no IAM, bem como realizando exame de diagnóstico. O Serviço subsidia pesquisas na área da epidemiologia da esquistossomose, no diagnóstico malacológico e parasitológico da infecção pelo Schistosoma mansoni (parasito causador da doença) e na ecologia e identificação de espécie de vetores.

O SRE está habilitado para emitir laudos e capacitar os serviços de saúde do nordeste do Brasil em (1) diagnóstico laboratorial em malacologia e parasitologia; (2) técnicas epidemiológicas de campo: inquéritos coproscópicos e malacológicos; georreferenciamento e mapeamento de localidades endêmicas e (3) Oficinas de trabalho em estratégias de controle da esquistossomose para elaboração de projetos de intervenção


Para realizar exame de diagnóstico, siga o passo-a-passo a seguir:

Quem pode solicitar?

O Serviço poderá ser solicitado por Cidadãos que possuam encaminhamento da rede pública ou privada de saúde para realização do exame. Os pacientes internados terão prioridade. 

Passo 1: Agendamento

Com o encaminhamento médico em mãos, o paciente deve ligar para o número 2101-2572 ou para 2101-2661 onde o mesmo será informado sobre como a coleta do material deverá ser feita. Para tal o paciente deverá ter em mãos a Requisição Médica e um documento de identificação. 

Passo 2: Coleta da amostra

Ao ligar para obter informações referente a coleta do material, o paciente irá marcar um dia para fazer a entrega do material coletado no Laboratório do Serviço de Referência em Esquistossomose do IAM. 

O paciente pode comprar o pote coletor de fezes, em qualquer farmácia, ou solicitar com antecedência, no próprio serviço, de forma gratuita. 

Passo 3: Entrega da amostra

A entrega do material colhido deverá ser entregue em dia e horário agendado, pelo paciente ou algum represente, o mesmo deverá ser entregue juntamente com o Encaminhamento médico, o paciente ou seu represente deverá portar um documento original com foto. 

Passo 4: Resultado

A entrega do resultado é feita de forma presencial, o paciente deve portar documento original com foto para receber o mesmo. 


Conheça os outros serviços ofertados


Informações adicionais
Contato, Horário de Funcionamento e Localização

Contato

Constança Simões 

Coordenadora do Serviço de Referência em Esquistossomose

Tel.: +55 81 2101-2694/ 2101-2661

Email.: sre-labxisto@googlegroups.com

_________________________________________________________________________

Localização

Campus UFPE

Av. Professor Moraes Rego, s/n - Campus da UFPE Cidade Universitária 

50740465 Recife , PE 

_________________________________________________________________________ 

Horário de Funcionamento 

O serviço funciona de segunda a sexta das 08h às 17h, com intervalo de almoço das 12h ás 14h.  

_________________________________________________________________________ 

Acessibilidade

Rampa e Elevador.  

 

 
Recolher