O Serviço de Referência em Esquistossomose atua no apoio aos serviços de saúde, assessorando municípios de áreas endêmicas no controle da parasitose, ofertando capacitações a profissionais, suporte a trabalhos laboratoriais e de campo, bem como realizando exame de diagnóstico. O Serviço subsidia pesquisas na área da epidemiologia da esquistossomose, no diagnóstico malacológico e parasitológico da infecção pelo Schistosoma mansoni (parasito causador da doença) e na ecologia e identificação de espécie de vetores.
O SRE está habilitado para emitir laudos e capacitar os serviços de saúde do nordeste do Brasil em: (1) diagnóstico laboratorial em malacologia e parasitologia; (2) técnicas epidemiológicas de campo: inquéritos coproscópicos e malacológicos; georreferenciamento e mapeamento de localidades endêmicas; (3) controle de qualidade das lâminas de Kato-Katz dos Lacens e excepcionalmente das Secretaria de Saúde de áreas endêmicas; (4) Oficinas de trabalho em estratégias de controle da esquistossomose para elaboração de projetos de intervenção.
Para realizar exame de diagnóstico, siga o passo-a-passo a seguir:
O Serviço poderá ser solicitado apenas via encaminhamento de serviços de saúde para confirmação diagnóstica de casos (diagnóstico diferencial). Os pacientes internados terão prioridade. Não realizamos exames de rotina diagnóstica para serviços de saúde.
O agendamento pode ser realizado através dos números (81) 2101-2522 / 2101-2661 onde será informado sobre como a coleta do material deverá ser feita. Ao ligar para obter informações referente a coleta do material, o responsável técnico do serviço de saúde ou o paciente irá marcar um dia para fazer a entrega do material coletado no Laboratório do Serviço de Referência em Esquistossomose do IAM/FIOCRUZ.
A amostra deverá ser coletada em pote coletor de fezes universal preferencialmente no dia da entrega. Caso coletada no dia anterior, deverá ser acondicionada na parte inferior da geladeira.
A entrega do material colhido deverá ser realizada em dia e horário agendado, pelo requisitante, paciente ou algum represente. O material deverá ser entregue juntamente com o encaminhamento médico contendo os dados do paciente (nome completo, número do cartão SUS, data de nascimento e endereço), telefone de contato e e-mail do médico solicitante e/ou paciente para posterior envio do laudo.
A entrega do resultado será feita através dos contatos previamente informados pelo requisitante e/ou paciente (e-mail/telefones), ou poderá ser feita de forma presencial, mediante agendamento e apresentação de documento original.
Conheça os outros serviços ofertados
O diagnóstico laboratorial em malacologia e parasitologia é realizado pelas técnicas de exposição a luz e técnica de biologia molecular – PCR, bem como exame parasitológico de fezes (Kato-Katz e Hoffman).