O Serviço de Referência Nacional em Filarioses (SRNF), do Instituto Aggeu Magalhães – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Pernambuco), presta atendimento especializado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolve atividades de pesquisa, formação de recursos humanos e atua como consultor do Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) fornecendo apoio técnico-científico para a formulação de políticas públicas, protocolos e estratégias de controle e eliminação da filariose linfática.
Para solicitar o diagnóstico de referência em filarioses, siga o passo-a-passo a seguir:
A consulta pode ser solicitada por cidadãos que possuam encaminhamento da rede pública ou privada de saúde para realização do exame.
O paciente pode agendar a consulta através dos seguintes meios:
- Telefone: (81) 2101-2546 / (81) 2101-2579;
- E-mail: filariose.iam@fiocruz.br;
- Presencialmente, no ambulatório do SRNF, localizado no Instituto Aggeu Magalhães (IAM) em horário comercial (08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00 de segunda a sexta-feira).
O paciente deverá comparecer ao SRNF no dia e horário agendado portando documento de identificação e o encaminhamento/solicitação médica para a realização da primeira consulta médica;
No mesmo dia, o paciente também poderá ser atendido por outros especialistas (urologista, fisioterapia e/ou nutrição), de acordo com a necessidade de cada caso.
Após realização da consulta médica sempre que necessário, os pacientes realizarão exames complementares que incluem ultrassonografia e/ou exames laboratoriais (sangue, urina e/ou fezes).
Uma vez realizada todas as etapas anteriores, o paciente deverá comparecer ao SRNF, no dia e horário agendado para recebimento dos resultados e definição do caso, podendo esse passar a ser atendido pelo serviço ou receber alta para retorno a sua unidade de origem.
Conheça os outros serviços ofertados
O serviço presta assistência integral nas áreas clínica, urológica, ultrassonográfica, nutricional, fisioterapêutica e laboratorial, com foco na investigação, tratamento e manejo das sequelas decorrentes da infecção filarial. Preocupado com os padrões de qualidade nacional e internacional, o SRNF atualmente, possui o selo de acreditação Nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). No entanto, também já foi certificado pela Joint Commission International (JCI), através do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), evidenciando seu compromisso com a segurança do paciente e com a excelência dos serviços prestados.