Pesquisa - Serviço de Referência

Serviço de Referência Nacional em Filarioses

O Serviço de Referência Nacional em Filarioses atende a demandas do ministério da saúde, prestando atendimento clínico, urológico, ultrassonográfico e laboratorial aos pacientes do Sistema Único de Saúde, para investigação das filaríases. O Serviço é acreditado pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) e foi submetido pela acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), buscando cada vez mais promover qualidade e segurança nas atividades prestadas. O Serviço de Referência Nacional em Filarioses, oferta serviços de formação de recursos humanos e consultoria aos serviços de saúde e instituições de ensino em âmbito nacional e internacional. O mesmo já foi acreditado pela Joint Commission International (JCI) como um serviço que cumpre os requisitos e padrões internacionais de atenção ao paciente.


Para solicitar o diagnóstico de referência em filarioses, siga o passo-a-passo a seguir:

Quem pode solicitar?

O Serviço poderá ser solicitado por Cidadãos que possuam encaminhamento da rede pública ou privada de saúde para realização do exame. 

Passo 1: Solicitação

O paciente deve ligar para os números: (81) 21012546 / (81) 21012579 ou ir até o Laboratório do Serviço, localizado no Instituto Aggeu Magalhães (IAM) em horário comercial, para fazer o agendamento da primeira consulta, o mesmo deverá ter encaminhamento médico informando a necessidade de exame por suspeita de filariose. 

Passo 2: Triagem

No dia e horário agendado, o paciente deverá ir ao Laboratório do Serviço com o encaminhamento em mãos para ser atendido pelo médico do serviço, o mesmo fará uma entrevista inicial para avaliar o caso e, havendo necessidade, dará continuidade com a investigação para filariose.  

Passo 3: Exame

Passando pela triagem clinica o paciente iniciará os procedimentos de investigação filarial, realizando coleta de sangue e outros exames complementares. 

Passo 4: Resultado

Após os exames o paciente deverá retornar ao serviço, em data pré-agendada, para obter o diagnostico final, caso o paciente seja diagnosticado com resultado positivo o mesmo receberá assistência do Serviço. 

Para esta etapa o paciente deverá se apresentar com: 

  • Cartão do Serviço com registro do paciente; 
  • Documento oficial de identificação. 

 


Conheça os outros serviços ofertados


Informações adicionais
Contato, Horário de Funcionamento e Localização

Contato

Abraham Rocha

Coordenador do Serviço de Referência Nacional em Filarioses

Tel.: +55 81 2101-2575

Fax.: +55 81 3453-2449

Email: referenciafilariose@cpqam.fiocruz.br ou rocha@cpqam.fiocruz.br  

_________________________________________________________________________

Localização

Campus UFPE

Av. Professor Moraes Rego, s/n - Campus da UFPE Cidade Universitária 

50740465 Recife , PE 

_________________________________________________________________________ 

Horário de Funcionamento

O serviço funciona de segunda a sexta das 08h às 17h, mas para atendimento externo das 09h às 16h, com uma hora de almoço (12h às 13h)

_________________________________________________________________________ 

Acessibilidade

Rampa e Elevador.  

 
Recolher