Pesquisa - Serviço de Referência

Serviço de Referência em Leishmanioses

O Serviço de Referência Regional em Leishmanioses do Instituto Aggeu Magalhães, atua com o desenvolvimento de diagnósticos de alta complexidade, formação de recursos humanos a nível regional, análise de complementação diagnóstica e controle de qualidade. Este serviço de referência, foi credenciado em virtude da larga experiência adquirida ao longo dos anos pelo Grupo de Pesquisa Ecoepidemiologia das leishmanioses, não só em estudos sobre a epidemiologia da doença, como também no diagnóstico de alta complexidade em pacientes atendidos em Hospitais de referência para leishmanioses em Pernambuco, como os ambulatórios do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE).

O Serviço de Referência em Leishmanioses também está apto a receber material de animais domésticos e silvestres com suspeita de leishmaniose que não tenha sido possível estabelecer um diagnóstico, bem como realizar a pesquisa de hospedeiros reservatórios, vetores e capacitações para identificação de flebotomíneos.


Para solicitar o diagnóstico de referência em leishmanioses, siga o passo-a-passo a seguir:

Quem pode solicitar?

Objetivando garantir maior eficiência, qualidade e segurança ao processo de recebimento e análise de amostras, estes encaminhamentos são  realizados  diretamente para a central de recebimento de amostras e posteriormente direcionadas ao SRL, as quais são cadastradas no Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), permitindo assim o gerenciamento e rastreamento de todas as amostras coletadas.

Passo 1: Realizar agendamento

A instituição ou o paciente deverá ligar para o número (81) 2101-2566 ou enviar para o e-mail britomef@cpqam.fiocruz.br para agendar o envio da amostra ou conduzir o paciente para realizar coleta. 

Passo 2: Realizar entrega ou coleta de amostra

A instituição deverá enviar amostra para ser analisada ou poderá conduzir o paciente até o laboratório do serviço para realização da coleta. Para realização do exame será necessário esta portando documento oficial com foto e  encaminhamento médico com dados clínicos e epidemiológicos. 

Passo 3: Laudo

Após o recebimento da amostra, o serviço enviará em até 10 dias úteis, para o email do solicitante, o laudo médico com os resultados obtidos. 


Conheça os outros serviços ofertados


Informações adicionais
Contato, Horário de Funcionamento e Localização

Contato

Sinval Pinto Brandão Filho

Coordenação do Serviço de Referência em Leishmanioses

Tel.: +55 81 2123 - 7838

Email: srleish@cpqam.fiocruz.br 

_________________________________________________________________________

Localização

Campus UFPE

Av. Professor Moraes Rego, s/n - Campus da UFPE Cidade Universitária 

50740465 Recife , PE 

_________________________________________________________________________ 

Horário de Funcionamento

O serviço funciona de segunda a sexta das 08h às 17h, mas para atendimento externo das 09h às 16h, com uma hora de almoço (12h às 13h)

_________________________________________________________________________ 

Acessibilidade

Rampa e Elevador.  

 

 

 
Recolher