O Serviço de Referência Regional em Leishmanioses do Instituto Aggeu Magalhães, atua com o desenvolvimento de diagnósticos de alta complexidade, formação de recursos humanos a nível regional, análise de complementação diagnóstica e controle de qualidade. Este serviço de referência, foi credenciado em virtude da larga experiência adquirida ao longo dos anos pelo Grupo de Pesquisa Ecoepidemiologia das leishmanioses, não só em estudos sobre a epidemiologia da doença, como também no diagnóstico de alta complexidade em pacientes atendidos em Hospitais de referência para leishmanioses em Pernambuco, como os ambulatórios do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE).
O Serviço de Referência em Leishmanioses também está apto a receber material de animais domésticos e silvestres com suspeita de leishmaniose que não tenha sido possível estabelecer um diagnóstico, bem como realizar a pesquisa de hospedeiros reservatórios, vetores e capacitações para identificação de flebotomíneos.
Para solicitar o diagnóstico de referência em leishmanioses, siga o passo-a-passo a seguir:
Objetivando garantir maior eficiência, qualidade e segurança ao processo de recebimento e análise de amostras, estes encaminhamentos são realizados diretamente para a central de recebimento de amostras e posteriormente direcionadas ao SRL, as quais são cadastradas no Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), permitindo assim o gerenciamento e rastreamento de todas as amostras coletadas.
A instituição ou o paciente deverá ligar para o número (81) 2101-2566 ou enviar para o e-mail edileuza.brito@fiocruz.br para agendar o envio da amostra ou conduzir o paciente para realizar coleta.
A instituição deverá enviar amostra para ser analisada ou poderá conduzir o paciente até o laboratório do serviço para realização da coleta. Para realização do exame será necessário esta portando documento oficial com foto e encaminhamento médico com dados clínicos e epidemiológicos.
Após o recebimento da amostra, o serviço enviará em até 10 dias úteis, para o email do solicitante, o laudo médico com os resultados obtidos.
Conheça os outros serviços ofertados
Detecção de DNA do parasito através do método de reação em cadeia da polimerase (PCR), e PCR em tempo Real (qPCR) utilizando primers subgênero específicos para Leishmania spp.