O Serviço de Referência Nacional em Peste (SRP) está integrado ao Departamento de Microbiologia do Instituto Aggeu Magalhães (IAM) e à Rede de Referência dos Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde (MS) e tem como competências realizar estudos diagnósticos e pesquisas; procedimentos diagnósticos de alta complexidade; controle da qualidade das análises nas sub-redes de laboratórios; capacitação de recursos humanos; participação na elaboração de manuais e normas técnicas e cooperações internacionais; elaboração de relatórios técnicos periódicos para o MS; e produção e fornecimento às sub-redes de insumos para o diagnóstico da Peste.
Para solicitar o serviço de Controle de qualidade das análises nas sub-redes de laboratórios, siga o passo-a-passo a seguir:
O serviço pode ser solicitado pelos LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública) dos Estados que realizam a vigilância epidemiológica da Peste (RN, PI, PE, CE, PB, BA, AL, MG, RJ).
Os LACENS encaminham para análise 10% das amostras negativas e todas as amostras positivas, ofício e formulário com dados da amostra.
A amostra poderá ser enviada por um portador ou via Sedex para o endereço: Instituto Aggeu Magalhães, Fiocruz/PE. Avenida Professor Moraes Rego, s/n Cidade Universitária 50.740-465 Recife, PE.
Em até 90 dias corridos, após receber a amostra, o serviço encaminhará para o email da instituição solicitante, oficio com os resultados das análises.
Conheça os outros serviços ofertados
O SRP presta diagnóstico Sorológico, Bacteriológico e molecular em amostras clínicas ou de origem animal.