O Serviço de Referência em Arbovírus foi oficialmente estabelecido em setembro de 2016 após demandas diretas do Ministério da Saúde em consequência do surto de Zika que acometeu inicialmente a região Nordeste do país. O Serviço de Referência em Arbovírus presta auxilio à rede pública de laboratórios através do diagnostico laboratorial de casos suspeitos de infecção por vírus transmitidos por vetores, incluindo Vírus da Febre Amarela, Zika, Chikungunya, Dengue e Oeste do Nilo. Pontualmente são oferecidos testes moleculares tais como PCR e PCR em Tempo Real e testes sorológicos (ELISA) além de testes de alta complexidade tais como Sequenciamento de Última Geração e Isolamento Viral em células permissivas e teste de Neutralização em Placas. O Serviço de Referência em Arbovírus atende a todos os municípios da macrorregião Nordeste, incluindo os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, sendo parte integral da rede de laboratórios de referência do Ministério da Saúde e do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB).
Para solicitar diagnóstico de referência em Arboviroses (Dengue, Chikungunya, Febre amarela, Zika), siga o passo-a-passo a seguir:
Os LACENS deverão enviar e-mail para o serviço solicitando análise da amostra, indicando a possível agravo, número de registro do paciente, tipo de material coletado e quantidade. Além do e-mail deverão incluir a solicitação no sistema GAL.
Acesse o Sistema GAL: https://gal.saude.sp.gov.br/
A amostra deve ser enviada refrigerada, por meio de portador ou por empresa terceirizada, para o departamento de Virologia e Terapia Experimental do Instituto Aggeu Magalhães, localizado na Av. Professor Moraes Rego, s/n , Cidade Universitária – Recife/PE, CEP 50.740-465.
Os Teste Moleculares serão realizados em até 30 dias corridos, e os Testes Sorológicos serão realizados em até 60 dias corridos.
O resultado será cadastrado no sistema GAL, garantindo o sigilo das informações disponibilizadas.
Conheça os outros serviços ofertados
A equipe do Serviço de Referência em Arbovírus, oferta mediante solicitação prévia, treinamentos ou capacitações técnicas em ensaios complexos ou plataformas moleculares sorológicas.