Departamentos

Serviço de Referência em Arbovírus

O Serviço de Referência em Arbovírus foi oficialmente estabelecido em setembro de 2016 após demandas diretas do Ministério da Saúde em consequência do surto de Zika que acometeu inicialmente a região Nordeste do país. O Serviço de Referência em Arbovírus presta auxilio à rede pública de laboratórios através do diagnostico laboratorial de casos suspeitos de infecção por vírus transmitidos por vetores, incluindo Vírus da Febre Amarela, Zika, Chikungunya, Dengue e Oeste do Nilo. Pontualmente são oferecidos testes moleculares tais como PCR e PCR em Tempo Real e testes sorológicos (ELISA) além de testes de alta complexidade tais como Sequenciamento de Última Geração e Isolamento Viral em células permissivas e teste de Neutralização em Placas. O Serviço de Referência em Arbovírus atende a todos os municípios da macrorregião Nordeste, incluindo os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, sendo parte integral da rede de laboratórios de referência do Ministério da Saúde e do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB).


Para solicitar diagnóstico de referência em Arboviroses (Dengue, Chikungunya, Febre amarela, Zika), siga o passo-a-passo a seguir:

Passo 1: Solicitação

Os LACENS deverão enviar e-mail para o serviço solicitando análise da amostra, indicando a possível agravo, número de registro do paciente, tipo de material coletado e quantidade. Além do e-mail deverão incluir a solicitação no sistema GAL. 
Acesse o Sistema GAL: https://gal.saude.sp.gov.br/

Passo 2: Entrega da amostra

A amostra deve ser enviada refrigerada, por meio de portador ou por empresa terceirizada, para o departamento de Virologia e Terapia Experimental do Instituto Aggeu Magalhães, localizado na Av. Professor Moraes Rego, s/n , Cidade Universitária – Recife/PE, CEP 50.740-465.

Passo 3: Resultado

Os Teste Moleculares serão realizados em até 30 dias corridos, e os Testes Sorológicos serão realizados em até 60 dias corridos.

O resultado será cadastrado no sistema GAL, garantindo o sigilo das informações disponibilizadas. 


Conheça os outros serviços ofertados


Informações adicionais
Contato, Horário de Funcionamento e Localização

Contato

Rafael França

Coordenador do Serviço de Referência em Arbovírus

Tel.: +55 81 2101-7821

Fax.: +55 81 2101-2621

Email: A ser indexado. 

_________________________________________________________________________

Localização

Campus UFPE

Av. Professor Moraes Rego, s/n - Campus da UFPE Cidade Universitária 

50740465 Recife , PE 

_________________________________________________________________________ 

Horário de Funcionamento 

O serviço funciona de segunda a sexta das 08h às 17h, mas para atendimento externo das 09h às 16h, com uma hora de almoço (12h às 13h)

_________________________________________________________________________ 

Acessibilidade 

Rampa e Elevador.  

 
Recolher